Ferramentas Pessoais
Acessar

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Navegação

Coordenadores (2015)

IBICT - UFRJ

Perfil
Profa. Jacqueline Leta

Possui graduação em Ciencias Biológicas pela UFRJ (1992), tendo obtido os títulos de mestrado e doutorado em Gestão, Educação e Difusão Em Ciências pela UFRJ nos anos de 1995 e 1999, respectivamente. Desde 1994, tem conduzido pesquisas no campo da Bibliometria/Cienciometria, com ênfase nas análises da produção científica brasileira, focando nas temáticas Ciência e Saúde e Ciência e Gênero. Foi pesquisadora da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP (2000 a 2002), membro da Comissão Permanente de Indicadores de C&T, do MCT (2003) e membro da Comissão de Avaliação do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (2010). Em 2008, organizou o 1o Encontro Brasileiro em Bibliometria e Cientometria e, em 2009, a Conferência Internacional em Cientometria e Informetria, ambos no Rio de Janeiro. Professora associada do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ desde 2002, realizou o pós-doutorado na Univ Católica de Leuven (2005), sob a coordenação do Dr. Glanzel, um dos principais nomes da cientometria mundial. É autora de livro, capítulos de livros e vários artigos sobre a ciência brasileira, sempre com foco na comunicação cientifica.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/5424368847166565

UDESC

Perfil
Profa. Delsi Davok

Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), especialização em Administração - Produtividade e Qualidade Total (1997), especialização em Administração de Empresas (1994), e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo), professora permanente do Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação e professora do Curso de Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Foi coordenadora de avaliação institucional da UDESC no período 2010-2013. Tem experiência nas áreas de Biblioteconomia e Administração, com ênfase em Gestão de Unidades de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento e Avaliação de Serviços de Informação, Gestão de Unidades de Informação, Gestão de Projetos, Empreendedorismo e Avaliação Institucional.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/7380589344668739

UEL

Perfil
Profa. Silvana Monteiro

Possui pós-doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (1984). Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Ciência da Informação, atuando na graduação e no mestrado acadêmico em Ciência da Informação. Foi membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (Mestrado Acadêmico e Profissional). Tem experiência na área de Ciência da Informação, abordando principalmente os seguintes temas: Representação e Organização do Conhecimento no Ciberespaço (Tecnologias da Informação, Web Semântica e Semiótica - ou Pragmática -, Web Invisível, Dark Web, Mecanismos de Busca e os Índices Contemporâneos); Filosofia da Linguagem e Semiótica (no Ciberespaço). É avaliadora ad hoc de vários periódicos científicos da área. É Consultora, ad hoc, de projetos do CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Paraná (Fundação Araucária). Membro da Equipe Editorial da revista Informação Informação e do Conselho Consultivo da Informação e Tecnologia (ANCIB). Foi membro da Comissão Universidade para os Índios - CUIA Local, de 2006-2010 e Presidente da CUIA Estadual no ano de 2008. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq, nível 2 (2006). Ocupou o cargo de Diretora de Apoio à Ação Pedagógica na Pró-Reitoria de Graduação, Universidade Estadual de Londrina, de 2006-2010. Foi Coordenadora do Curso de Biblioteconomia, de 2010-2013. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado) na Universidade Estadual de Londrina.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/7380589344668739

UFBA

Perfil
Profa. Zeny Duarte

Pós-doutora, Universidade do Porto, com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia - FCT, do Ministério da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior de Portugal. Doutora em letras, Ufba, março de 1996 a janeiro de 2000. Publicou tese em livro O espólio incomensurável de Godofredo Filho: resgate da memória e estudo arquivístico. Pesquisadora no doutorado de letras da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, 12/1997 a 04/1998, bolsa Capes. Pós-graduada em 1) restauration des photographies, Atelier de Restauration des Photographies de Paris, Musée Carnavalet, 10/1992 a 09/1993, bolsa Capes e Vitae; 2) arquivística internacional, Archives Nationales de France, 04 a 06 de 1990, bolsa Capes, Vitae e Embaixada da França; 3) arquivologia, Ufba, 10/1989 a 03/1990, com publicação da monografia Catálogo cumulativo do Arquivo Fotográfico do Ipac; 4) documentação científica, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Ibict, 03/1982 a 03/1983, bolsa CNPq. Graduada em biblioteconomia e documentação, Ufba, 1977 a 1981. Criou e chefiou o Arquivo Fotográfico do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia. Dirigiu a Biblioteca Municipal Arnold Silva, segunda maior biblioteca da Bahia. Autora de textos publicados periódicos e anais de eventos nacionais e internacionais. Autora do livro Preservação de documentos: métodos e práticas de salvaguarda, na 3ª edição. Organizadora do livro A medicina na era da informação. Consultora ad hoc do Inep/MEC, avaliando cursos da área.

Professora da Ufba, orientadora de doutorado, mestrado e monografia de graduação. Atual coordenadora do mestrado e doutorado em ciência da informação PPGCI/Ufba. Chefe do Departamento de Documentação e Informação, Ufba, 2009 a 2013. Coordenadora do Colegiado de Arquivologia, 2002 a 2005, realizando com nota máxima e tempo máximo o reconhecimento do curso, pelo Inep/MEC. Desenvolve estudos críticos, teóricos e epistemológicos da ciência da informação, executa projetos pedagógicos e curriculares da arquivologia no Brasil, implementa projetos em acervos históricos, v.g. o projeto de pós-doc Os médicos e a cultura: estudo crítico e guia de arquivos de médicos, pesquisas em crítica genética e estudos literários e apresenta trabalhos em eventos nacionais e internacionais.

Coordenadora de grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, desde 2000, orientando estudantes de iniciação científica e da pós-graduação, v.g.: Acervos manuscriptológicos, bibliográficos, iconográficos, etnográficos: organização e planejamento estratégico da informação, preservação de acervos documentais e tecnologia de sistema de informação; Salvaguarda e disseminação do arquivo da Faculdade de Medicina da Bahia: acervos de médicos e da cultura baiana; Organização do espólio de Godofredo Filho; Memória da medicina brasileira nos primeiros tempos, os dois últimos são laboratórios de aulas e estágios de disciplinas dos cursos do ICI. Bolsista do CNPq, Capes, Vitae, Embaixada da França e FCT - Portugal. Implementou projetos de pesquisa e extensão apoiados pelo CNPq, MinC, Lei Rouanet, Fapesb, Fapex/Ufba e Finep. Presidiu o Medinfor - Colóquio Internacional: a medicina na era da informação, nos dias 14 a 17 de outubro de 2008, apoiado por instituições de incentivo a ciência, a tecnologia e inovação. Toma parte em programas de capacitação e atualização profissional, v.g. o IV Encontro Ibérico EDIBCIC 2009, Universidade de Coimbra, Portugal e Universidade Carlos III de Madri, Espanha, em Coimbra, Portugal (18 a 20/11/2009), IV Encontro Nacional de Pesquisadores de Periódicos Literários (15 a 17/09/2010) e o IV Congresso Nacional de Arquivologia (19 a 22/10/2010), em Vitória, Espírito Santo, com apresentação e publicação de trabalhos. Presidiu o Encontro de arquivos, bibliotecas e museus à luz da era pós-custodial: realidades de Portugal e Brasil, realizado nos dias 01, 02 e 03 de setembro de 2011. Da comissão executiva Medinfor II, promovido pela UPorto e Ufba, de 11/ 2011. Consultora ad hoc em comissões científicas.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/3163746449445444

UFF

Perfil
Profa. Regina Cianconi

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, é Coordenadora da Pós-Graduação em Ciência da Informação, professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFF - PPGCI/UFF. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/IBICT (2003). Mestre em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT. Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UFF, Líder do grupo de pesquisa: Gestão e uso da informação e do conhecimento. Assuntos de interesse: gestão do conhecimento e colaboração em redes sociais, web social, gestão da informação, acesso à informação governamental, inteligência organizacional, recuperação da informação, estudos de necessidades e comportamento de usuários, arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade na web.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/1435722441644016

UFMG

Perfil
Profa. Beatriz Valadares Cendon

Professora Titular do Programa do Pós Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (Nível 6 - CAPES). Possui os títulos de Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela University of Texas at Austin (1996, 1990). Formada em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral (Especialização,1984) e em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (Graduação, 1980). Exerceu os cargos de Diretora da Escola de Ciência da Informação da UFMG (2010), Vice-Diretora (2006-2010) e Chefe do Departamento de Organização e Tratamento da Informação (2002-2006) da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Atualmente desenvolve pesquisas sobre periódicos eletrônicos, sistemas de recuperação da informação e comportamento informacional tendo como objetos principais o Portal de Periódicos da CAPES e seus usuários. É Editora do periódico científico Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, experiências e expectativas. Atua como consultora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e CNPq. Líder da Linha de Pesquisa Organização e Uso da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECI/UFMG (2011-presente). Líder do grupo de pesquisa Informação e sistemas de informação: estudos de usuários e usos (2002-presente). Serviu como membro do Comitê Assessor da área de Ciências Sociais Aplicadas da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG e em várias comissões e órgãos colegiados da ECI e da UFMG. Nos Estados Unidos, atuou como professora na University of South Florida e como Assistente de Pesquisa na University of Texas at Austin. (Researcher ID Profile: http://www.researcherid.com/rid/G-6141-2011). (Google Scholar Citations: http://scholar.google.com/citations?user=J0LQrWAAAAAJ)

LATTES: http://lattes.cnpq.br/4218954956709188

UFPB

Perfil
Prof. Carlos Xavier

Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq, nível 2. Possui graduação em Arqueologia pela Universidade Estácio de Sá (1986), mestrado em História e Crítica da Arte - Área de Concentração em Antropologia da Arte - pela Escola de Belas Artes (1994) e doutorado em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação/IBICT (2001), ambas da UFRJ, tratando da temática das representações rupestres pré-históricas, tanto o mestrado como no doutorado. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Paraíba, no Departamento de Ciência da Informação, atuando como docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI e de Antropologia - PPGA, ambos da UFPB bem como, na qualidade de colaborador, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI da UFPE, como coordenador do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional - NDIHR e do PPGCI, e atua, eventualmente, como consultor da Habtec Engenharia Ambiental, participa como revisor e autor das revistas: Revista de Arqueologia, Informação & Sociedade, Ciência da Informação, Habitus, Vivência, Transinformação e Fronteiras. Consultor Ad Hoc do CNPq, CAPES, FAPERN e da UFRN. Tem experiência na área de Arqueologia e Ciência da informação, com ênfase em Arqueologia Pré-Histórica e Informação Memorialística, atuando principalmente nos seguintes temas: memória e patrimônio cultural material, teoria da representação, patrimônio arqueológico, avaliação, arte rupestre, preservação e digitalização do patrimônio arqueológico, interseção patrimônio e informação.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/0252677389291551

UFPE

Perfil
Prof. Fabio Assis Pinho

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação, atuando nos cursos de Graduação em Biblioteconomia, em Gestão da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado Acadêmico) da Universidade Federal de Pernambuco. Possui Graduação (2002) em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi Subchefe (2009-2011) e Chefe (2011-2013) de Departamento. É Líder do Grupo de Pesquisa: Organização e Representação do Conhecimento, Conselheiro Fiscal da ISKO International Society for Knowledge Organization (Brasil), Vice Coordenador do GT2 da ANCIB, Editor Geral da IRIS - Revista de Informação, Memória e Tecnologia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPE. Tem interesse nas linhas de pesquisa de Organização e Representação do Conhecimento e Memória da Informação Científica e Tecnológica.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/9023999545198140

UFRGS

Perfil
Profa. Sonia Caregnato

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Information Management pela University of Sheffield (1992) e doutorado em Information Studies pela University of Sheffield (2000). Atualmente é professora associada da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De 2009 a 2012 coordenou o GT7 - Produção e Comunicação de Informação em CT&I, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação - ANCIB. Tem experiência na área de Ciência da Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação científica, periódicos eletrônicos, cientometria, repositórios digitais.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/0811758911094691

.

UFSC

Perfil
Profa. Rosângela Schwarz Rodrigues

Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998 e 2004). Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Ciência da Informação, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, principalmente nos seguintes temas: Acesso Aberto e Comunicação Científica. Editora da revista Encontros Bibli de maio de 2009 a julho de 2011 e membro do conselho editorial do Portal de Periódicos da UFSC de 2009 a 2012. Estágio pós-doutoral na Universitat de Barcelona junto ao grupo de pesquisa Cultura i continguts digitals: aspectes documentals, polítics i econòmics, com o prof. Ernest Abadal de maio de 2012 a abril de 2013

LATTES: http://lattes.cnpq.br/6722222615474343

UNB

Perfil
Profa. Georgete Medleg Rodrigues

Pós-doutorado na Université de Paris X (Département de sciences juridiques, administratives et politiques/Bibliothèque de Documentation Internationale Contemporaine -BDIC, Nanterre, França, 2008-2009). DEA (Diplôme détudes approfondies, 1992) e Doutorado (1998) em História, ambos pela Université de Paris (Paris IV- Sorbonne). Professora convidada da École Nationale des Chartes, Paris (fevereiro de 2011) .Mestre em História pela Universidade de Brasília (1990). Graduada (bacharelado) em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 1982). Todas as titulações foram financiadas com bolsa do CNPq, assim como o pós-doutorado. Professora Associada I da Universidade de Brasília onde leciona no Curso de graduação em Arquivologia e no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Ciência da Informação. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (maio 2014 - atual ). Foi Diretora de Pós-Graduação do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Brasília (2009 2012). Coordenadora da Coordenação de Pesquisa da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (2013 - maio 2014 ). Líder do Grupo de Pesquisa Estado, Informação e Sociedade , criado em 2014. Foi líder do Grupo de Pesquisa Políticas de informação do Estado e a gestão dos patrimônios documentais (encerrado em 2014) e cadastrado no CNPq. Temas de interesse: Arquivos, Arquivologia, instituições arquivísticas e afins; Mediação cultural, comunicação e difusão de acervos; Políticas, legislação e outros dispositivos normativos e de controle da informação; Dimensões conceituais e tecnológicas do documento de arquivo; Informação e Memória.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/3170566653824541

UNESP

Perfil
Profa. Maria Cláudia Grácio

Possui Bacharelado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1986), mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Lógica pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Desde 1990, é docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Desde junho de 2013, é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Tem experiência nas áreas de Métodos Quantitativos e Lógica, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Métricos em Informação, Bibliometria, Estatística Aplicada e Lógica estendida por quantificadores generalizados.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/5170688300970006

.

.

.

UNIRIO - Memória Social

Perfil
Profa. Evelyn Orrico

Médica (1978), Bacharel em Letras Português-Francês (1990) e Mestre em Linguística (1995) pela UFRJ. Doutora em Ciência da Informação (2001) pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), no convênio estabelecido com a UFRJ. Atualmente é professora Associado II da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando há 13 anos no Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS). Vice-coordenadora do Programa (2001-2004), assumindo a coordenação no período 2004-2006. Atualmente coordena o Curso de Mestrado em Memória Social. Re-eleita para a atual diretoria da ISKO-Brasil (2013-2015), como tesoureira, coordena dois projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e é colaboradora de projeto financiado pela FAPERJ, no âmbito do edital Pensa Rio. Atua nas áreas de Estudos Sociais e Ciência da Informação com enfoque na relação entre Memória-Discurso-Ciência-Divulgação científica. Suas áreas de interesse de pesquisa são as relações entre memória, linguagem e informação, assim como os seus variados meios de criação, validação e divulgação por diferentes mídias.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/4299342469360586

UNIRIO - Mestrado Profissional em Biblioteconomia

Perfil
Prof. Alberto Calil Junior

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1993), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do Departamento de Estudos e Processos Biblioteconômicos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência nas áreas de Antropologia e Biblioteconomia, principalmente nos seguintes temas: Fontes de Informação, Mediação, Letramento Informacional e Antropologia do Ciberespaço. Líder do Grupo de Pesquisa Biblioteca Pública no Brasil: reflexão e prática, desenvolve pesquisas sobre Bibliotecas Públicas e sobre mediações sociotécnica nos ambientes informacionais. Atualmente é membro do Programa de Pós Graduação em Biblioteconomia e coordenador do Mestrado Profissional em Biblioteconomia da UNIRIO. Leciona disciplinas no curso de graduação em Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UNIRIO. Membro da Câmara de Pesquisa da UNIRIO.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/9490009776453579

UNIRIO - PPGArq

Perfil
Prof. Eliezer Pires

Possui graduação em ARQUIVOLOGIA pela Universidade Federal Fluminense(2006), especialização em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense(2011), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense(2009) e doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(2013). Atualmente é ARQUIVISTA do Arquivo Nacional e Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:MEMÓRIA SOCIAL, ARQUIVOLOGIA.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/3806798888576249

.

.

.

UNIRIO - PPG PMUS

Perfil
Profa. Tereza Scheiner

Bacharel em Museologia pelo Museu Histórico Nacional (1970), com Habilitação para Museus de Ciências; Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1977/78); MESTRE (1998) e DOUTORA (2004) em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO/UFRJ. Professor Associado 2, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Coordenadora, Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - PPG-PMUS, UNIRIO/MAST. Vice-Presidente, Conselho Internacional de Museus - ICOM (2010/2013, reeleita para 2013/2016). Editora Chefe, MUSEUM INTERNATIONAL. Membro do Conselho Executivo, ICOM (2004/2010). Presidente, Comitê Internacional de Museologia - ICOFOM/ICOM (1998/2000). Criadora e Consultora Permanente do ICOFOM LAM. Pesquisador - Université Jean-Moulin, Lyon 3. Consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ. Membro do Conselho Científico do Museu Paraense Emilio Goeldi. Membro do Comitê Editorial, International Journal of Intangible Heritage (2008/2012). Editora, Revista Museologia e Patrimônio - PPG-PMUS. Membro do Conselho Científico da Revista Midas: estudos interdisciplinares (Univ. Porto); Membro do Conselho Consultivo do Anuário do Museu Imperial. Membro do Conselho Consultivo da Revista Jovem Museologia. Membro do ICTOP - Comitê Internacional de Formação de Pessoal para Museus, ICOM. Tem experiência nas áreas de Museologia e Patrimônio e Educação Ambiental, com ênfase em: Políticas Internacionais para Museus e Museologia; Criação e Gestão de Programas de Formação Profissional para Museus; Teoria da Museologia; Teoria do Patrimônio; Planejamento e Desenvolvimento de Exposições. Atua principalmente nos seguintes temas: museu, museologia, sociedade e desenvolvimento, educação ambiental e formação do museólogo.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/3365427281617058

UNIRIO - PPGB

Perfil
Profa. Nanci Elizabeth Oddone

Nanci Oddone mantém vínculo com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), onde é Professor Associado 1. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) e atua como docente permanente no curso de Mestrado Profissional em Biblioteconomia. Lidera o Grupo Infociência * Estudos Sociais da Informação, do Documento e das Tecnologias Intelectuais, associado à Linha de Pesquisa Biblioteconomia, Cultura e Sociedade. Atualmente desenvolve o projeto "A ciência e o livro eletrônico: reinventando a comunicação científica" (Bolsa PQ/CNPq, 2013-2016). Entre agosto/2008 e julho/2009 foi professora visitante na Escola de Direito da Universidade de Kent, Canterbury, Reino Unido, onde pesquisou o regime internacional de direito autoral e suas implicações econômicas, políticas e ideológicas. Compõe o Conselho Consultivo dos periódicos Perspectivas em Ciência da Informação e Informação & Informação. É parecerista regular do CNPq, Capes, Faperj, Fapesp e outras agências de fomento à pesquisa. Foi membro do Conselho Fiscal do Capítulo Brasil da ISKO International Society for Knowledge Organization (2009-2013) e do Conselho Interdisciplinar de Pesquisa e Editoração (CIPE) da Fundação Biblioteca Nacional (2011-2013). Integrou a Comissão da Área das Ciências Sociais Aplicadas I na Avaliação Trienal da Capes de 2010. A professora pode ser encontrada no endereço neoddone[arroba]gmail[ponto]com.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/2233874942329402

USP - ECA

Perfil
Prof. Marcelo dos Santos

Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade de Ribeirão Preto (1998), mestrado em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela FFCLRP da Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Engenharia Elétrica (Área de Concentração: Sistemas Eletrônicos) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006). Desde 2009, é docente do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), na área de Administração dos Serviços de Informação. Onde orienta alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado acadêmicos), na linha de pesquisa "Gestão de Dispositivos de Informação" do PPGCI-ECA/USP, trabalhando, principalmente, com os seguintes temas: informação em saúde, gestão da informação, informação tecnológica, serviços especializados de informação, redes e sistemas de informação e ambientes virtuais de aprendizagem. Possui experiência na criação e manutenção de bases de dados clínicos (imagens, textos e sinais) para uso em atividades didáticas, com especial atenção ao ensino de Radiologia Médica. Também possui experiência em processamento e manipulação de imagem médica de diferentes modalidades, sistemas de informações clínicas e telemedicina.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/5722744510274635